interrogação

Psiquiatra, Psicólogo ou Psicanalista?

Muitas pessoas, ao saberem que sou psicóloga, me perguntam curiosas sobre qual é a diferença entre o psicólogo, o psiquiatra e o psicanalista.

Apesar de todos estes profissionais tratarem de dificuldades e sofrimentos relacionados às questões emocionais, psicológicas ou mentais, há algumas diferenças básicas que valem a pena ser conhecidas para que se possa fazer a escolha mais adequada às suas necessidades.

psiquiatra

O psiquiatra se formou em medicina e fez sua especialização em psiquiatria. Sua capacitação lhe permite diagnosticar qualquer tipo de transtorno mental. Seu modo de tratamento é essencialmente medicamentoso e o foco é no alívio dos sintomas. Normalmente o tratamento com o psiquiatra tem periodicidade mensal.

psicólogo

O psicólogo (neste texto estou me referindo apenas ao psicólogo clínico) tem sua formação em psicologia e seu tratamento é chamado de psicoterapia. Este profissional também trata de transtornos mentais, mas não prescreve nenhum tipo de medicação. Seu foco de tratamento é ajudar o paciente a aumentar sua compreensão sobre as dificuldades vividas e desenvolver maneiras mais eficazes de lidar com tais situações. Normalmente o tratamento com o psicólogo tem periodicidade semanal.

psicanalista

O psicanalista tem formação em psicanálise, não é necessariamente nem um psicólogo e nem um médico, podendo ser um profissional que tenha curso superior em qualquer área. O tratamento do psicanalista é uma forma de psicoterapia que baseia-se na teoria de Sigmund Freud. Ele trata as dificuldades humanas levando o paciente a conhecer seus conteúdos inconscientes. Uma peculiaridade no tratamento do psicanalista é o uso do divã e sua postura como ouvinte, fazendo poucas interrupções ao paciente. Normalmente o tratamento com o psicanalista é superior a uma vez por semana.

Resumindo, o trabalho do psicólogo e do psicanalista são semelhantes, diferenciando-se na abordagem teórica em que se embasam e maneira de conduzir as sessões. Existem muitos psicólogos que também são psicanalistas, ou seja, que fizeram a formação em psicanálise e atuam baseado na teoria freudiana. Nenhum destes dois profissionais é capacitado a prescrever medicações, esta competência cabe somente ao psiquiatra. O psiquiatra, por sua vez, não faz tratamento em psicoterapia, a menos que também tenha formação em psicanálise ou em alguma outra abordagem da psicologia clínica.

Lembrando que o psiquiatra busca o alívio dos sintomas através da medicação e a psicoterapia objetiva ensinar o paciente a lidar de forma mais assertiva e eficaz com as adversidades, é bastante comum o tratamento conjugado entre o psicólogo e o psiquiatra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *