raiva

Raiva é o mesmo que agressividade?

Não. Raiva e agressividade geralmente estão intimamente conectadas, mas são fenômenos diferentes. Um diz respeito a emoção (raiva) e o outro é o comportamento (agressividade).

Para alguns pode ser fácil diferenciar emoção de comportamento, mas se você quiser entender um pouco melhor, continue aqui que vou explicar.

Quando falamos de emoção estamos nos referindo àquilo que sentimos no corpo. Emoção é uma resposta automática produzida pelo cérebro diante de um determinado estímulo. Neste momento pode haver produção e liberação de hormônios que causarão algumas alterações no corpo, que chamamos de resposta fisiológica.

Funciona mais ou menos assim. Imagine a situação a seguir:

Fico sabendo que um colega de trabalho está espalhando notícias mentirosas a meu respeito. Assim que me contam o que está acontecendo, há liberação de adrenalina e cortisol no meu corpo. Isso leva a aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca. A temperatura do meu corpo aumenta, a pupila dilata, a respiração fica acelerada, meus músculos se tensionam…. Reconhecemos estes sinais e chamamos isso de raiva.

Então eu começo a pensar na situação que me gerou toda essa sensação desagradável. Penso que é muito errado o que ele está fazendo. Rapidamente imagino o quanto ele pode me prejudicar fazendo isso e o quanto é injusta essa situação. Enquanto penso, as respostas fisiológicas parecem ir se intensificando, ou seja, vou ficando com mais e mais raiva.

Então, encontro o colega mentiroso no restaurante da empresa. Assim que o vejo parece que meus olhos só conseguem se fixar nele. Sinto um calor muito forte crescendo no peito, como que subindo para minha cabeça, a respiração fica mais ofegante.

O que eu faço?

(Até aqui estou me referindo a raiva (emoção). No parágrafo a seguir descreverei a agressividade (comportamento)).

1. Vou indo ao encontro dele e começo a disparar inúmeras palavras ofensivas, gritando alto para que ele saiba que não se faz isso comigo. Quando chego perto dele, empurro seu prato com força derrubando sua comida ao chão. Fico tão focado nele que não presto atenção que o diretor da empresa estava no refeitório aquele dia. Minha vontade era quebrar todos os pratos do refeitório na cabeça do mentiroso, mas meu amigo consegue me levar para fora do refeitório.

Na situação 1 descrita acima, percebemos que a raiva pode facilmente levar à agressividade. Entretanto, poderíamos pensar em um desfecho diferente deste relatado no parágrafo acima.

2. Pego minha comida sem conseguir parar de pensar no que ele anda falando a meu respeito. Estou tremendo de tanta raiva. Meus movimentos ficam mais bruscos e acabo derrubando o copo de suco na mesa. Meu estômago começa a queimar de raiva e percebo que não consigo comer. Saio do refeitório sem conseguir almoçar e sem parar de pensar no que ele está fazendo. Não consigo nem mais me concentrar no trabalho naquele dia.

 Tanto no desfecho 1 como no 2 estamos falando de comportamento. No 1º damos o nome deste comportamento de agressividade, e no 2º chamamos de passividade. Acredito que neste momento você consegue entender que raiva e agressividade são fenômenos diferentes.

Quero terminar este texto deixando claro que os dois desfechos citados trazem consequências negativas. Ou seja, a raiva está fora de controle não só para quem explode e age de forma agressiva, como também para quem “engole” e acaba sendo passivo.

Quer aprender a manter sua raiva sob controle?

raiva sob controle

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *