Início / Terapias

Terapia Individual

A terapia individual permite um processo de crescimento e desenvolvimento pessoal privilegiado. A pessoa passa a alcançar mudanças positivas e significativas, que lhe ofereçam maior bem-estar e tranqüilidade.

Apesar da pouca idade as crianças podem sofrer dificuldades emocionais e, quando isso acontece, elas tendem a apresentar como sintomas comportamentos diferentes de seu jeito habitual. Algumas das queixas mais comuns para a procura de terapia para crianças são: ansiedade, isolamento, medos, dificuldade de aprendizagem, hiperatividade, agressividade, dificuldade de socialização, distúrbios alimentares, entre outros. Uma das especificidades no tratamento com crianças é a importância da colaboração e orientação dos pais durante o processo.
São inúmeras as situações que podem sinalizar a necessidade de um adolescente iniciar terapia. Dificuldades nas relações interpessoais (colegas, namorados, familiares, professores) são queixas frequentes. Depressão, ansiedade, desatenção, timidez, agressividade e desânimo também são muito comuns. Muitos também procuram o tratamento com queixas relacionadas à sexualidade, problemas com álcool ou drogas, distúrbios alimentares e uso exagerado de celulares, jogos e internet.
Ansiedade frequente, tristeza recorrente, medo exagerado, estresse, culpa, explosões de agressividade, dificuldades profissionais ou nos relacionamentos interpessoais, ciúmes excessivo, dificuldade em tomar decisões, queixas somáticas e irritação constante são alguns dos motivos que sinalizam a necessidade de terapia para os adultos. Entretanto, há quem procure a terapia para ampliar seu autoconhecimento, melhorando assim sua qualidade de vida como um todo.
As mudanças que o envelhecimento ocasiona levam o indivíduo a enfrentar novas dificuldades. Nem sempre o idoso se preparou para este enfrentamento e passar por esta fase pode ser um grande desafio. É comum a presença de sintomas de ansiedade e depressão na terceira idade, portanto esta fase de vida não pode ser ignorada quando o assunto é saúde mental. De forma diretiva e estruturada, a terapia para esta idade da vida favorece a adaptabilidade, a re-significação, a aceitação, a capacidade de resiliência e a solução de problemas. Os temas mais comuns a serem abordados são: perdas, limitações, dependência, aposentadoria, saúde debilitada, dores, medicações e tratamentos, aparência física, solidão, morte, saudade do passado, medos, arrependimentos, dificuldades cognitivas, entre outras. Os cuidadores dos idosos também podem beneficiar-se do processo psicoterapêutico.