Início / Terapias

Terapia Cognitivo-Comportamental

Uma abordagem dentro da psicologia que norteia a forma como o psicólogo entenderá o paciente e como serão suas intervenções.

É uma abordagem dentro da psicologia que norteia a forma como o psicólogo entenderá o paciente e como serão suas intervenções.

A TCC compreende que é a forma como um indivíduo interpreta ou entende uma situação que determina como ele se sente e se comporta. Muitas vezes os problemas emocionais são devidos a maneiras distorcidas de interpretar uma situação.
Normalmente as sessões ocorrem semanalmente e sua duração é de 50 minutos a 1 hora. Entretanto esta frequência pode ser diferente dependendo da necessidade.
O tempo de terapia dependerá de cada paciente. Entretanto na TCC o papel do paciente é bastante ativo e quanto maior seu envolvimento no processo, maior a possibilidade de receber alta em menor tempo.

Outro ponto importante é que ao final do processo de terapia o paciente saberá usar as técnicas aprendidas de forma que ele se tornará seu próprio terapeuta.
Este tipo de terapia tem seu foco no aqui-agora, nos problemas atuais e nas metas que o paciente deseja alcançar. O paciente aprende a identificar de que forma tem enxergado seus problemas e é convidado a entender suas interpretações como hipóteses a serem testadas. Durante todo o processo de terapia o paciente vai testando suas hipóteses e reformulando sua maneira de enxergar a si mesmo, o mundo e os problemas. Como consequência o estado de humor vai melhorando e o paciente se torna cada vez mais capaz de resolver seus problemas e alcançar suas metas.
Sim, no início da terapia são traçadas as metas que o paciente deseja alcançar e, não havendo mais metas ou problemas a serem resolvidos, o paciente recebe alta.

O processo de alta ocorre de forma gradativa, ou seja, as sessões começam a ser espaçadas em 15/15 dias, depois as sessões serão mensais e a cada 3 e 6 meses. Desta forma tanto o paciente como a terapeuta estarão seguros de que o problema foi solucionado e o paciente pode seguir sozinho, capaz de prevenir-se de futuras recaídas.
As pesquisas científicas tem revelado consistentemente a eficácia da TCC em diversos transtornos mentais, como: depressão, ansiedade, agressividade, pânico, fobias, transtorno bipolar entre outros.

Mas a TCC não trabalha apenas com transtornos, outras queixas como: desconforto emocional, dificuldades cotidianas, medos, dificuldades de resolução de problemas, timidez ou ainda para ampliar o autoconhecimento, redefinir carreira e outras necessidades podem ser beneficiadas com um processo de terapia cognitivo-comportamental.